1784

Prefeitura Municipal de Morpará

Pular para o conteúdo
Última atualização:
|
Prefeitura Municipal de
Morpará

Elita Matos | Cordelista contemplada com o Projeto Cultural da Lei Aldir Blanc

11/05/2021 às 11h03

Noticia

Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria


Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Morpará vai tornar público a biografia e a divulgação dos materiais produzidos pelos artistas morparaenses que foram contemplados com o Projeto de Apoio Cultural da Lei Aldir Blanc.

Nesta edição apresentamos a Sra. Elita Pereira de Matos, autora do cordel “Morpará em Versos”, inscrita na categoria de propostas culturais literatura, para apresentações em espaços públicos municipais.

Elita Pereira de Matos, nasceu em 20 de junho de 1964, no povoado de Ponta da Serra município de Morpará, estado da Bahia, filha de Isaac Pereira de Novais e Aristina Pereira dos Santos, tem 08 irmãos, sendo 04 homens e 04 mulheres. Mãe de Angélica Pereira de Matos Freitas e de Marcos Vinicius Pereira de Oliveira.

Atual moradora no povoado de Mucambo do Branco, Elita despertou o interesse de fazer cordel a partir de 2008, através do seu esposo Valdec Souza Oliveira, que vem de família de cordelistas. Desde então não parou mais de compor seus cordéis, sempre participando de eventos culturais, onde participou da seleção de melhores cordéis, ficando em 2º lugar no concurso Bardos Baianos (online) e, apresentações em escolas e em outros espaços, como também de formação para cordelistas.

De suas inspirações e produções de cordéis, Elita tem quatro deles publicados, entre eles estão “Morpará em Versos”, para a Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Morpará, através do Projeto de apoio cultural da Lei Aldir Blanc 14.017/2020, e do edital de chamada pública de credenciamento nº 001/2020 denominado “EMÍLIO DE SÁ MARIANI”.

Governo Meu Velho Chico, Minha Bahia

Morpará, Aqui é Trabalho!