Noticia
Galeria com imagens e vídeos sobre a matéria
Nos dias 14 e 15 de setembro, foi realizado em Ibotirama o VIII Seminário Territorial de Apicultura do Velho Chico, promovido pela COOPAMESF, organização produtiva da agricultura familiar que beneficia e comercializa a produção de mel dos 16 municípios, sendo referência no estado da Bahia.
Através de palestras e oficinas, foi debatida ideias e inovações voltadas para a apicultura. Um nome de grande destaque foi Robson Raad, que através de sua experiência na criação de abelhas rainhas abordou temas, como, alimentação artificial de enxames, como desenvolver uma apicultura profissional e melhoramento genético de rainhas. Na ocasião, o apicultor de Morpará, Diarlei Pereira apresentou sua experiência de criação de abelhas melíponas.
A região do Velho Chico se transformou no polo de produção apícola, sendo uma alternativa de renda familiar que têm mudado a vida de muitos agricultores. Grande parte deste desenvolvimento econômico e produtivo, conta com o município de Morpará, como mencionou Jeandro Ribeiro – Secretário da SDR. “Quando a gente fecha o olho e fala em apicultura a gente lembra de imediato, do Território Velho Chico e de Morpará, um dos municípios que mais produz mel na Bahia”, destacou.
Presente no evento, o prefeito Lelei Barreto falou dos avanços no município de Morpará. “A agricultura familiar transforma a vida das pessoas, hoje a apicultura é referência no município, saiu da comunidade de Bandarra e se expandiu nos quatro cantos do território municipal e hoje é referência regional.
Parabéns
apicultores, vocês são responsáveis por colocar Morpará entre os 100 maiores produtores do país, 12º da Bahia e maior produtor de mel do Velho Chico”.
Neste seminário também aconteceu a premiação em diversas categorias no cenário da territorial, onde três apicultores morparaenses tiveram êxito, sendo: Apicultor de maior produção do território de 2022, meliponicultor de maior produção e apicultor mais jovem.
Também aconteceu a Feira Agroecológica dos Empreendimentos do Projeto Bahia Produtiva, onde os agricultores (as) puderam expor e vender seus produtos da agricultura familiar.
Governo Meu Velho Chico, Minha Bahia
Morpará, Aqui é Trabalho!